terça-feira, abril 12, 2016

Ensinamentos do monge que vendeu o seu Ferrari

  1. Dominar a mente – O jardim simboliza a mente. Se você cuidar da sua mente, se a nutrir e cultivar como se fosse um jardim, florescerá mais além das suas expectativas. A maior parte das pessoas tem um jardim na sua mente com resíduos tóxicos: preocupações, ansiedades, nostalgia e pequenos problemas do dia-a-dia. Quando mudar a sua forma de pensar e começar a dominar a sua mente, vai ver como tudo vai ser diferente.
  2. Perseguir o propósito – O faro simboliza o propósito de vida. O propósito de vida é uma vida com propósito. Definir claramente as suas prioridades em cada aspecto da vida, tem um papel parecido com o faro: orientação e refúgio diante dos maus tempos.
  3. Praticar o Kaizen – O lutador de sumo japonês simboliza o kaizen, isto é, melhorar constantemente. Para melhorar o seu mundo exterior (saúde, relações, finanças, etc) devemos melhorar o nosso mundo interno: o sucesso começa por dentro. O modo mais eficaz é estabelecer pequenos objectivos e ao longo do tempo começar a aumentar os desafios.
  4. Viver com disciplina – A corda de fio rosa simboliza o poder da disciplina. Um cabo é composto por muitos fios minúsculos. Cada um desses fios, por si só, é fino e frágil, mas em conjunto mais do que as suas partes, torna o cabo muito mais forte. Você deve viver a vida com disciplina, ter os seus próprios pontos de vista e saber o que fazer a seguir.
  5. Respeitar o tempo próprio – O relógio representa o tempo. O tempo foge-nos das mãos com uma facilidade enorme. Por isso, ao saber aproveitar o tempo sabiamente, você vai assegurar que tem uma vida rica e produtiva. O tempo é um recurso não renovável. É importante planificar o trabalho e aproveitar todas as oportunidades.
  6. Ajudar os outros – As rosas amarelas lembram o velho provérbio chinês que diz: “A mão que lhe dá umas rosas conserva um pouco da fragrância”. Isto é, quando trabalhamos para melhorar a vida dos outros, indirectamente estamos a melhorar a nossa vida também.
  7. Abraçar o presente – Os diamantes simbolizam o gosto pelas coisas mais simples e o sucesso que merecemos. Só se vive uma vida realmente gratificante quando podemos “viver no momento”: a felicidade é uma viagem, não um destino. Podemos ter a vida que merecemos se nos esforçarmos. É tão simples quanto isso!

Sem comentários: