quinta-feira, março 26, 2009

Créditos

Toda a gente parece viver problema de créditos.
Uns bancários, outros por incompetência...
Alguns engenheiros exclusivamente de secretaria não me parecem merecer muito crédito também.. Lá estou eu..
Com tanta crise que temos, devido aos brilhantes gestores que "nos levaram" à falência e recebem uns chorudos prémios que eu a tentar salvar vidas nunca irei receber, cada vez há menos luz ao fundo da linha.
E é claro que em vez de todos nós combatermos a crise comprando coisas, estimulando o contrário do que está a acontecer, ainda ficamos mais unhas de fome e aí é que alimentamos a crise ainda mais.
O ridiculo da situação no entanto aparece no marketing.. Então não é que depois de mais um noticiário em que a crise está na ordem do dia, a primeira Publicidade que se segue é sobre financiamentos e créditos!?!?!? Mas tá tudo parvo??

Já que querem andar a estoirar dinheiro, a gestores,a engenheiros nabos em relações humanas que só se interessam de numeros e que se lixe o trabalhador, porque não pagam 1.000.000€ a cada equipa de saúde que consegue salvar uma vida. Mas isso não tem preço. É que não há dinheiro que seja maior que a alegria de sair de uma sala com a sensação de que salvamos uma vida. (Também a tristeza de ter perdido a luta contra a morte não tem preço, e acreditem.. muitos dos que morreram nas "nossas" mãos.. ainda hoje não nos sairam da memória... temos uma gaveta cheios deles.. uns em que ainda nos lembramos do nome.. mas os rostos nunca morrem na nossa mente!)

terça-feira, março 24, 2009

As vezes as farmacias

No outro dia fui à farmácia, pois precisava de um Antibiótico.
Sim, os médicos também adoecem! São os que levam com mais doenças em cima.. ou de frente, depende do ponto de vista. Á minha frente estava uma mãe com o filho com manchas na pele. Quer a mãe, quer a farmacêutica puseram-se a olhar para as lesões cutãneas e a farmacêutica disse para experimentar uma pomadinha. Cá de trás apenas referi que talvez não fosse má ideia ir ao médico... Ao que toda a gente olhou indignadamente para mim, como se fosse a ideia mais estúpida que alguma vez tivessem ouvido... Ainda por cima a mesma farmacêutica quis-me vender a mim um outro medicamento que não o prescrito, sem me avisar de nada... ao que eu protestei, que não era isso que estava na receita.. Disse que o "meu" medicamento estava esgotado, e depois de eu dizer que elas podiam pedir, que de certeza no proprio dia viria o medicamento lá achou uma embalagem milagrosamente...
Para quem pensa que a história já acabou... a tal mãe referenciada anteriormente teve o azar de ir à minha consulta 15 dias depois com o referido fedelho, a queixar-se que já tinha ido 3 vezes à farmácia, já tinha gasto muito dinheiro em várias pomadas, e melhoras: nenhumas. Com a maior cara de pau perguntei porque se estava a zangar comigo, e não ia refilar com a farmacêutica, de certeza que não fui eu a prescrever aquelas coisas, e inquiri se ninguém tinha sugerido uma ida ao médico, já que ela só agora é que se lembrou de o fazer! Lá foi o miúdo devidamente medicado e entretanto já deve estar pronto para outra.
Não quero aqui falar mal de farmácias e farmacêuticos, longe de mim, pois respeito imenso a sua profissão! Ah e tal os sacanas dos médicos julgam-se os melhores, e o resto é ralé... Mas desculpem lá a minha ignorância, os farmacêuticos agora também têm aulas de "diagnóstico" para receitarem medicamentos??
Qualquer dia passa o médico para a farmácia, faz um diagnóstico e o farmacêutico decide com que medicar.. Com as últimas ideias peregrinas que andam por aí a circular, não me admiraria nada que chegassemos a esse ponto...

Bem.. acho que vou meter um comprimidinho por baixo da lingua.. ai ai..
ou isso, ou uma pastilha ;)

Pseudo-doentes

Não há coisa mais irritante que doentes que só vêm ao médico para pedir uma justificação por de manhã não lhes ter apetecido levantar o rabo da cama. Ao menos que tenha sido para dar uma boa.. razão.. para não ir trabalhar. Há dias em que só aparece 1 ou 2.. mas outro em que são uns 30! E ter de ver 30 "doentes" destes num só dia só apetece ter uma caçadeira na consulta. Têm sorte de nós no Centro de Saúde não termos um endoscopio ou colonoscopio, o que é azar para nós, pois levavam com exames destes e levavam com o diagnóstico: SEM DOENÇA! Ao menos tinham a decência de dizer ao médico de que simplesmente não lhes apeteceu trabalhar, poupava um exame objectivo completo desnecessário onde por mais que se tenta encontrar alguma coisa... só se encontra razões para se zangar o médico com o doente. Aí até ficamos felizes quando finalmente temos um doente a sério, nem que seja uma mera constipação. Yuppie. Esse até apetece mandar para uma ilha no pacífico com atestado médico e pensão completa. Já agora com acompanhamento do Médico Assistente!