quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Não digam que eu não avisei!!!

Aquando do inicio desta politica, eu avisei que iria haver mais doentes a chegar as urgencias porque não têm dinheiro para comprar tanto medicamento. E não venham cá dizer que é culpa dos médicos porque não passam genéricos, porque isso não corresponde a verdade.Pelo menos como médico de familia sei razoavelmente bem as carências que cada familia passa. Não medico à toa, e tento ao máximo ter os meus doentes minimamente controlados. E muitos doentes deixam de ir as consultas e abandonam tratamentos por falta de capacidade terapêutica.
Muitos doentes que sofreram um enfarte têm outros problemas de saúde (como hipertensão, diabetes ou colesterol elevado) e são grandes consumidores de fármacos. Mas as dificuldades económicas levam-nos a sair das farmácias apenas com parte do tratamento.
É o caso dos doentes que já sofreram um enfarte e colocaram um stent: para prevenirem tromboses têm de tomar fármacos diariamente, chegando a gastar mais de 50 euros no tratamento para um mês. Isto já depois de descontada a comparticipação do Estado.

Poupar nos fármacos é gastar mais em cuidados
Muitos doentes entram nas urgências com novos enfartes e chegam a morrer por não tomarem a medicação. Esse risco é cada vez maior.

Há menos adesão a terapeutica, e isso tem graves consequências para a saúde pública, pois há crescimento dos gastos do Serviço Nacional de Saúde.

Poupa-se nos medicamentos, mas, como aumentam os cuidados de saúde, a factura acaba por ser mais pesada para o erário público!"

E acabamos por pagar todos.

Mas pronto... não queremos ser piegas...

Sem comentários: