quinta-feira, agosto 11, 2011

Prescrição Médica

Como Médico ainda gostava de saber porque só aparece na receita emitida pelo médico o quanto o doente paga a mais. Deve ser das viagens, e cruzeiros e coisa e tal a que nunca tive acesso. Sempre me regi de forma muito clara. Prescrevo o mais indicado, com que tenho experiência e de quem sei a quem me dirigir se tiver uma queixa.
Não raras são as vezes, em que o meu doente me vem pedir para renovar receituário trazendo as caixas da ultima venda. O curioso é que há dois tipos de farmácia: uma que vende exactamente o que o médico prescreve, outra em que qualquer medicamento correspondente ao da receita é pura coincidência. E por norma, não trocam para medicamentos mais baratos... Já me aconteceu eu ter prescrito numa receita um total de 1 euro mais caro do que pelos medicamentos mais baratos, pela razão anteriormente descrita, e essa mesma receita ter vindo a renovar no mes a seguir. Nada de estranho, apenas se formos a ver a seguinte realidade:pela receita o doente podia ter poupado 1 euro, mas a farmacia fe-lo pagar mais 25€ do que eu prescrevi e ninguém avisou o senhor utente desta diferença. A besta é sempre o médico, mas alguns gatunos roubam descaradamente mas quem se tem de responsabilizar é o médico.
Por isso pode soar um pouco estranho quando me chateio que um doente vá primeiro 3 vezes ao Dr da Farmacia, não melhora e depois sou eu que levo com as queixas.
Vá se queixar a Farmácia!!! É que a maior parte das pessoas ainda não se consciencializou que a farmácia está la para vender e não para prescrever!

Sem comentários: