1 – MÉDICO dorme.
Pode parecer mentira, mas MÉDICO tem necessidade de dormir como
qualquer outra pessoa.
Não o acorde sem haver necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa,
ligue antes para o consultório.
2 - MÉDICO come.
Parece inacreditável, mas é verdade.
MÉDICO também necessita de se alimentar.
3 - MÉDICO pode ter família.
Esta é a mais incrível de todas: mesmo sendo um MÉDICO, a pessoa precisa
de descansar no final da semana para poder dar atenção à sua família, aos
amigos e a si próprio, sem pensar ou falar sobre DOENÇAS, internamentos,
receitas, etc.
4 - MÉDICO, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro.
Por esta não esperava, não é?
É surpreendente, mas um MÉDICO também paga impostos, compra comida,
precisa de combustível, roupas e sapatos, consome Lexotan para conseguir
relaxar, etc. E o fundamental, pode parecer estranho, mas os livros para
actualização do profissional, os cursos, a gestão do consultório não são de
graça.
Impressionante, não é? Percebeu agora o motivo de se cobrar uma consulta?
5 - Ler, estudar, é trabalho sério.
Pode parar de rir. Não é piada.
6 - Não é possível examinar pacientes pelo telefone. Sem comentários.
7 – De uma vez por todas, importa salientar: MÉDICO não é vidente, não joga
tarôt e não tem bola de cristal. É preciso examinar os pacientes para entender
e interpretar sintomas e poder chegar ao(s) diagnóstico(s). Se quiser um
milagre, recorra à bruxaria e deixe o pobre do MÉDICO em paz.
8 – Em reuniões de amigos ou festas de família, o MÉDICO deixa de ser
MÉDICO e reassume o posto de amigo ou parente, exactamente como era
antes de entrar na faculdade e de fazer o exame de saída da especialidade.
Não peça conselhos sobre como usar remédios, dicas de fitoterápicos ou
drogas alternativas, fazer prognósticos, e muito pior, não peça dicas sobre
condutas médicas a serem tomadas, após é claro a exposição dos factos
e "aqueles" infelizes comentários sobre o "outro" MÉDICO que está a
acompanhar o caso e que parece não estar a ligar muito.
9 – Não existe apenas um "parecerzinho", uma "opiniãozinha" - qualquer
parecer ou opinião, tem que ser pensada, estudada, analisada e é claro,
deve ser cobrada. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa
parte da população, mas servem para tornar a vida do MÉDICO suportável.
10 - Quanto ao uso do telemóvel: é uma ferramenta de trabalho.
Por favor, ligue apenas quando for necessário. Fora do horário de trabalho,
mesmo que você tenha duvidas, o MÉDICO pode estar a fazer algo que
você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.
Nas situações acima, será que o MÉDICO pode atender? Sim, ele pode até
atender desde que seja pago por isso. Nem é preciso dizer que nesses casos
o atendimento tem custo adicional, como em qualquer outro tipo de
prestação de serviços.
Por favor, não suplique.
Lembre-se: uma cara feia na altura de assinar o cheque não diminui o preço
que tem de pagar.
11 - Antes da consulta: por favor, marque hora (como se faz em qualquer outra
profissão liberal, lembra-se???). Se saltar essa etapa, não ande de um lado
para o outro na sala de espera e nem fique pressionando a Secretária.
Ela não tem culpa do seu esquecimento. Ah! E não espere que o MÉDICO o
vá colocar no horário de quem já estava marcado só porque é amigo ou
parente. Se tiver fila, tem de ficar para último. Só venha sem marcar se for
caso de emergência. Agora, se o caso de emergência for fora do expediente
normal de trabalho, o custo da consulta também será fora do normal, ok?
12 - Repetir a mesma pergunta mais de 15 vezes não faz o MÉDICO mudar a
resposta, nem alterar a "sua" história. Por favor, repita no máximo 3 vezes.
13 - Quando se afirma que o horário de atendimento no período da manhã é até
às 12h, não significa que você pode chegar às 11h e 55m e ser atendido. Se
você pretende cometer esse erro, apareça só depois do almoço. O mesmo
acontece para o período da tarde: apareça só no dia seguinte.
14 – Na hora da consulta, basta que esteja presente apenas o paciente. Você deve
responder somente às perguntas feitas pelo MÉDICO. Por favor, deixe o
o cunhado, os amigos do cunhado, os seus vizinhos com seus respectivos
filhos nas casas deles. Não fique questionando o MÉDICO com milhares de
perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de torrar a
paciência.
ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o paciente.
também, não precisa de contar a história desde que nasceu para chegar à
CAUSA da dor de cabeça. Seja directo, o MÉDICO não tem nenhum
interesse em certos pormenores do caso (naquelas fofoquinhas). Isso irá
acelerar o atendimento e o tempo de espera irá diminuir.
15 – Lembrar que por cada consulta, o MÉDICO poderá examinar apenas o
PACIENTE inscrito. Lamentamos informar, mas o seu outro problema/caso
terá que passar por nova consulta, que também deverá ser paga.
16 - O ADVOGADO não deixará de cobrar uma consulta só porque você já
gastou "demais" com medicamentos e outros médicos. Os MÉDICOS, além
de não terem sido os criadores do ditado “O barato sai caro”, também não
foram os criadores do seu problema de saúde!
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