Ao que chegou a nossa medicina!!!! Como é possível? O pior... isto é verdade! "Hoje em dia quando um doente entra no consultório, a primeira coisa que faz é mostrar os imensos exames e radiografias que traz na mão. E o mais estranho é que se lhe peço para me falar de como se sente, do que tem, até fica surpreendido" João Lobo Antunes in JN |
1 comentário:
Os doentes/pacientes/utentes têm essa atitude porque os médicos também as têm...
Quando tive pedras nos rins e estava em sofrimento atroz, tive de ir a conduzir até ao Egas Moniz para uma consulta de urologia... e o médico que me viu só olhou para as análises e para a ecografia. Não me fez qualquer pergunta e tirou a conclusão brilhante que o meu problema nem devia ser do aparelho urinário - isto depois de eu ter mijado sangue, ter tido cólicas renais muito dolorosas, e terem encontrado pedras nos meus rins.
É tudo questão de nos influenciarmos mutuamente. O conceito de clínico à margem da cama está completamente ultrapassado por uma indústria massificada de saúde com graves deficiências que saltam à vista. Alguma desta evolução é, digo eu, inevitável, mas... se for para olhar só para papéis e radiografias, um dia teremos computadores para diagnosticar, prescrever, indicar terapias.
Um abraço, Rossa! :)
Enviar um comentário